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Desmontando alguns mitos sobre vendas

DESMONTANDO ALGUNS MITOS SOBRE VENDAS

Se deixarmos de lado concepções descoladas da realidade, é possível criar estratégias de marketing e vendas vencedoras que ajudam a economizar tempo e dinheiro!

Posso garantir que em praticamente 80% das minhas reuniões de venda, eu ouço crenças sobre como as vendas acontecem, ou melhor, sobre as expectativas de como as vendas podem acontecer, que eu chamo de “mitos da venda”.

Acredito que boa parte da manutenção dessas crenças acontece por conta de uma visão muito otimista, bonita mesmo, da genialidade do produto e a capacidade que ele tem de se vender sozinho. Em outros casos, a crença vem amparada na comparação da própria realidade com as histórias de absoluto sucesso (normalmente patrocinadas) nas redes sociais. Uma certa falta de experiência e reconhecimento das dificuldades inerentes de estruturar um processo de vendas também favorecem a crenças nesses mitos.

Vamos aos meus mitos favoritos. Em primeiro lugar:

Eu tenho um produto sensacional

“Se eu bombar na mídia nas e redes sociais, vamos viralizar e as vendas estão garantidas.”

Ainda me impressiono quando percebo que tem gente que ainda acredita nisso.

Vivemos uma sobrecarga gigantesca de informação: o tempo de atenção do nosso cliente é cada vez menor, estamos inundados por conteúdo e está cada vez mais caro gerar um lead por mídia. Então é preciso sair e buscar esse lead na fonte – identifica-lo e ir lá e falar diretamente com ele, levando informações que ele perceba relevância.

Do nosso lado, investimos muito para construir uma boa base de dados e construir um ecossistema de parceiros para conseguirmos identificar corretamente os decisores dos nossos clientes. Com conteúdo feito especialmente para cada perfil, de forma segmentada, direta, nossas campanhas de e-mail, por exemplo, têm aberturas superiores a 40%-50%.

Outro mito que se relaciona com o ponto anterior:

Os leads de inbound são mais baratos

Mesmo? Já fez as contas? Quanto de investimento em tempo e mídia você coloca para gerar esses leads? E, no fim, qual a qualificação e a conversão deles?

Vamos lembrar que se algum cliente potencial chegou em você espontaneamente, provavelmente ele já deve ter passado pela maior parte do ciclo de vendas por conta própria (o que é ótimo!), mas por outro lado, ele deve estar falando com mais 05 concorrentes seus, no mínimo.

Você precisa de múltiplas fontes de leads para conseguir crescer – seja por indicação (converte muito mais, mas não são previsíveis), por meio de inbound (menos qualificação, contratos normalmente menores) e de Outbound (melhor qualificação mas com ciclo de fechamento maior).

A composição entre os canais é o que faz você crescer.

Sempre que um novo cliente começa conosco, deixamos claro que nosso foco é gerar conversas de qualidade, com leads que tenham interesse em ouvir uma proposta, não encher um funil sem qualificação. Fazemos uma imersão nos negócios dos nossos clientes e colocamos profissionais dedicados à sua operação.

O terceiro é para os amantes da linha de produção na era digital:

“More is Better”

Fazer mais é melhor? Não necessariamente. Vamos pensar melhor nos indicadores da operação que são os críticos para o sucesso.

O que é fazer mais? Colocar mais grana em mídia? Enviar mais e-mails? Fazer mais ligações? Arrebentar de fazer contatos sem ouvir o que está sendo dito do outro lado?

Repetir com alto volume uma estratégia que necessariamente não está evoluindo pode drenar recursos rapidamente sem melhoria no resultado.

O negócio é apostar em fazer menor e aprender rápido, testar hipóteses, focar na qualidade do resultado, substituir o que não funciona e acelerar no que está funcionando.

Nossa metodologia, que foi sendo burilada com tempo e experiência, opera em ciclos de growth com levantamento de hipóteses e avaliação rápida para aumentar a velocidade de aprendizado.

E, para mim, o mito mais perigoso:

O resultado acontece rápido

A felicidade é uma função de expectativa menos realidade.

Desculpe se frustro sua expectativa, mas qualquer projeto de geração de pipe de vendas não acontece do dia pra noite – são de 15-30 dias para aprender e 02 a 04 meses para conseguir ver o pipe crescer de forma consistente.

E, se seu ciclo de vendas é longo, a receita ainda pode demorar mais.

Mas não é pra desistir!! A partir do momento em que você consegue encaixar a mensagem e o perfil, você consegue pensar em ir aumentando o volume e ir dobrando seu resultado.

Outros benefícios de seguir com constância e paciência – maior controle do processo de vendas, do perfil de empresas que estão sendo abordadas, além de conseguir mirar em contratos de maior valor.

Esse é o trabalho que a gente defende – nosso time batalhando junto com o seu encontrar o veio da prospecção e fazer os resultados crescerem a partir de uma imersão no seu produto e validação de hipóteses para dar tração às suas vendas.

 

Economize tempo e dinheiro 

Se deixarmos de lado essas concepções descoladas da realidade, é possível criar estratégias de marketing e vendas vencedoras que te ajudarão a economizar tempo e dinheiro!

Vamos bater um papo e entender suas dores e onde estão seus gaps de venda. Veja aqui o que mais podemos fazer pelo seu negócio.

Se preferir, marque uma reunião no meu calendário e vamos conversar!

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