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A importância do marketing social na sua estratégia

A importância do marketing social na sua estratégia

A pandemia, as mudanças climáticas, as sucessivas crises econômicas, a questão da produção de alimentos em larga escala sem sobrecarregar o planeta, a produção de energia limpa, são todos desafios que são consequências do processo inevitável de globalização dos mercados.

Assim como os governos e os indivíduos, as empresas tem um papel fundamental em se tornarem agentes de transformação. Solidariedade e empatia estão cada vez mais valorizados pela sociedade. Criar uma verdadeira conexão social se tornou muito importante para as empresas estarem em sintonia com as demandas dos consumidores modernos. Grandes marcas estão adotando essas técnicas, plantando sementes para o futuro pós-pandemia.

Importância de ser genuíno – “walk the talk”

Para que a marca realmente colha os benefícios de atuar com o marketing social, é fundamental ir muito além da “fachada” de desenvolvimento social. Uma imagem que não possua raízes mais profundas com o DNA da empresa, são facilmente desmascaradas pelos consumidores. Mais do que transmitir uma imagem, a empresa deve mostrar comprometimento, integridade e autenticidade em todas as suas ações para conquistar a confiança do mercado.

O marketing social auxilia tanto na conquista de clientes novos como na manutenção dos antigos. Possui grande importância como ferramenta que conecta os diferentes stakeholders que trabalham em prol do alívio do sofrimento dos afetados em questões sensíveis. A preocupação e atuação diligente em relação ao meio em que a empresa está inserida também torna uma marca um agente ativo das mudanças para a construção de um mundo melhor.

Pensar o mundo coletivamente nunca foi tão importante no contexto da pandemia e da crise econômica, portanto, existe necessidade de se implementar estratégias, como as do marketing social, voltado para causas sociais ou ambientais, e que, na maior parte das vezes, não se orienta por vendas.

Após firmar posições em torno de assuntos importantes e específicos, a marca torna-se referência para o público nos temas de interesse dele. Algumas empresas são especialistas em criar ações de marketing social para outros negócios, aplicando a pesquisa de mercado, a segmentação de público, o estabelecimento de metas e elaboração de um plano de trabalho com objetivos claros e mensuráveis.

A importância da escolha da causa escolhida para trabalhar precisa ser relevante para o público-alvo da empresa e também estar conectada à missão, visão e valores do negócio. Uma vez escolhida a causa, buscar ser o agente promotor da mudança. Se a empresa não tem capacidade de se envolver ativamente na causa, existe a opção do marketing de filantropia, doando para uma entidade que fará o trabalho na prática.


Leia também: O que podemos aprender com as crises

Os consumidores precisam associar mudanças efetivas à marca. Para tanto, alguns pontos relevantes para a discussão de implementação desse tipo de estratégia:

  • Engajamento – O primeiro retorno das ações de marketing social é o engajamento do público, expandindo a base de apoio por meio dos clientes atuais, além de aumentar o número novos interessados nessas ações.
  • Confiança – Quando se conquista a confiança, é possível oferecer um produto e fazer uma venda. Isso porque o ser humano tende a confiar e apoiar empresas cujo posicionamento é similar ao da marca.
  • Concorrência – As pessoas muitas vezes escolhem com base em emoções. Assim, se existe identificação com as preferências sociais e causas apoiadas por uma marca, a chance de engajamento e de uma futura compra é maior.
  • Apoio a instituições – aplicar estratégias em pequenas e grandes ações. Doar para instituições com as quais se identifica, por exemplo. Ao vender pela internet é possível estimular os clientes a apoiarem as causas e a fazerem doações. Também existe a possibilidade de organizar campanhas de alimento ou agasalho para ajudar as entidades escolhidas pela empresa.
  • Posicionamento em causas sociais – Atenção às discussões e temas que estão em alta, sobretudo, nas redes sociais.  Por meio dos meios digitais, a marca pode se comunicar e emitir opinião, quando um assunto entra nas principais manchetes, com o cuidado de considerar sempre a persona da marca em qualquer estratégia.
  • Atenção às próprias ações – Cuidar das ações da empresa. Todo o posicionamento e valores devem ter coerência com as causas apoiadas, caso contrário, o público pode não apreciar, o que pode gerar um impacto negativo na forma com que a empresa é vista.

Bons empreendedores e gestores são aqueles que sabem não apenas criar e desenvolver o seu negócio e obter lucros, mas incrementar oportunidades, investimentos e ações sociais para colaborar positivamente com a sociedade. Com estratégias bem implementadas de marketing social, as organizações acabam por realizar certas mudanças de comportamento do ser humano.

Existem diversas maneiras de criar ações socioambientais que atendam aos mais diversos tamanhos de negócio. O mais importante é que elas sejam genuínas e tenham apelo junto ao seu público.

“Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício”

KOTLER e ARMSTRONG, 1999

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