Agência de MarketingGeração de LeadsMarketing DigitalPlanejamento de Marketing

Vida de empresário – Renato Russo tinha razão e coisas que estou descobrindo

Por 17 de fevereiro de 2017 outubro 29th, 2018 Nenhum Comentário.

Nessa semana fez 15 dias que oficialmente virei meus perfis para a INCITAT e contei para o mercado dos meus planos.

O que posso tirar desses primeiros dias em que oficialmente me tornei fundador, diretor, analista, vendedor, motorista e cozinheiro de uma empresa, fora o enorme aprendizado, é que a recepção que estou tento é maior do que eu havia imaginado. E falo isso com muita gratidão pelas pessoas com quem tive a oportunidade de conversar.

Nessas últimas duas semanas me reuni com 11 empresas diferentes, conversei com quase 30 pessoas de setores e funções completamente diferentes, viajei uma noite toda para uma única reunião, recebi feedbacks valorosos, troquei indicações e paguei alguns micos.

A vida desbravando o mercado, armado apenas com ideias e cara de pau não é simples, mas é muito rica.

Em pouco tempo estou descobrindo algumas coisas:

DISCIPLINA É LIBERDADE

A frase aparentemente contraditória faz muito sentido. Apertar o cinto, fazer conta e ter uma rotina parecem atividades limitadoras. Mas, por outro lado, ao pensar em como investir cada centavo te faz livre de dívidas e ranger de dentes futuros. Organizar os horários e ter uma agenda mais ou menos fixa te permite encontrar tempo para cuidar de outras coisas da vida, como a saúde e a família.

O TEMPO VOA

Parece que não ter a obrigação de bater o ponto libera tempo para tudo. Ledo engano, o tempo voa. Quando menos se vê, passou a hora de comer e você está faminto. Quando se volta da última reunião já está de noite e ainda há muito o que fazer. E se você der bobeira, estará trabalhando de madrugada. A organização do tempo é fundamental.

MAS TE PERMITE EQUILIBRAR MAIS A VIDA

A possibilidade de organizar a agenda em torno das próprias prioridades, permitem algumas “liberdades”. Fazer um turismo antes de uma reunião, levar os filhos na escola, relembrar como era a academia e resolver aquela pendência doméstica de meses (finalmente minha luminária está consertada!) são atividades que agora voltam a entrar na minha rotina.

CONVERSAR É UM HÁBITO RIQUÍSSIMO

Tomei como regra nunca recusar uma conversa. Mesmo na correria, é preciso achar espaço para falar com as pessoas, mesmo que agora não se possa receber ou oferecer alguma coisa. Conheci gente excelente, com negócios incríveis que não sabia que existiam. Recebi portas abertas e espero estar conseguindo abrir algumas para os outros.

EXPERIMENTE

Não há fórmula pronta. Pensei a proposta de valor da Incitat para ter uma série de entregáveis. Nem todos acontecem ao mesmo tempo, nem todos são tão fáceis de explicar e colocar em ação. Mas as conversas dão o feedback. Eu contei minha história, ouvi o feedback, adaptei, criei produto com o feedback. O importante é ouvir, entender a necessidade, experimentar a ação, adaptar, recriar.

Estou muito no começo e ainda há muito o que galgar e descobrir. O aprendizado está sendo exponencial.

Nenhum dia se repete e espero que continue assim por bastante tempo!

Deixe um Comentário