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Crescimento contínuo - como obter

Crescimento contínuo – Como atingir?

Sabendo que todo crescimento um dia acaba, o crescimento contínuo normalmente vem em ondas, conforme a evolução e o direcionamento estratégico do seu negócio.

Vamos começar aqui a discutir como gerar crescimento contínuo e, nesse primeiro artigo, vamos falar sobre DIVERSIFICAÇÃO.

Todo crescimento um dia acaba

Executando projetos para clientes e ouvindo a demanda de gestores, sinto a necessidade de explorar alguns pontos nas estratégias de crescimento.

Toda vez que se fala em crescimento contínuo, pensa-se em um crescimento em uma única direção que não termina nunca – mas isso não é verdade.

Existem formas de atingir crescimento contínuo, mas ele não acontece em linha reta. Ele normalmente vem em ondas conforme a evolução e o direcionamento estratégico do seu negócio.

O Crescimento Contínuo não evolui em linha reta, ele vem em ondas conforme a evolução e o direcionamento estratégico do seu negócio.

Uma das maneiras de atingi-lo é por meio da diversificação – de canais, público e operação. Analisar o seu potencial de crescimento a partir do que você já tem – sem entrar no mérito da inovação (criar outros produtos ou investir em novas áreas).

Peter Drucker disse: “O objetivo de um negócio é criar e manter um cliente – O cliente é a base de um negócio e o mantém existindo.” Peter F. Drucker, Management.

Portanto, precisamos entender onde está esse cliente, o que ele precisa e o que você precisa fazer para se comunicar de forma clara. 

Saber fazer as perguntas certas é o primeiro passo

Nem sempre os líderes têm as respostas prontas. O importante mesmo é formular boas perguntas. 

Listo aqui algumas questões que podem ajudar entender caminhos crescimento por meio de diversificação:

Você está aproveitando a sua cauda longa?

Seu produto atualmente deve conseguir abranger um perfil bastante específico de clientes que você já conhece e consegue atender.

Algumas indústrias dependem dos mesmos concorrentes e players recorrentes para manter o faturamento. Esse é normalmente um cenário de “oceano vermelho”, onde quem mais se beneficia é quem tem maior poder financeiro, que deixa para trás os outros competidores.

Pensar em diversificar o perfil do seu cliente pode ser uma alternativa. Sair de um cenário de número restrito de clientes com alta margem – que pode também implicar em um alto custo de atendimento e de manutenção de um time de vendas – para um número infinito de clientes que juntos pagam a conta, e ajudam a diversificar suas fontes de receita.

É um modelo que exige entendimento do perfil desse novo cliente, com o mapeamento correto do mercado e busca de alternativas de abordagem de baixo custo, já que provavelmente a margem desse cliente será menor.

Existe a possibilidade de expandir para outra região?

Na etapa inicial, uma empresa precisa ter o controle do seu nicho, ter presença forte em uma região é muito importante.

Em estágios de crescimento e, principalmente, se não há restrição logística, aproveitar o potencial de outras regiões menos atendidas pelos seus concorrentes diretos é uma ótima alternativa.

O desafio, nesse caso, além de mapear corretamente o mercado, é também adequar sua linguagem na abordagem, pensando nas dores e necessidades regionais e específicas das indústrias da região.

Qual linha de receita, outro produto ou outra unidade de negócio você ainda não desenvolveu completamente?

É comum empresas desenvolverem novos produtos, seja para apoiarem sua operação corrente ou mesmo para aproveitar oportunidades do mercado.

Muitas vezes novo processo é construído para dar suporte a uma determinada entrega e posteriormente apresenta potencial para ser uma linha de negócios independente.

O esforço necessário para acelerar as vendas desse produto ou unidade de negócio pode dividir a atenção da equipe atual. Ou ainda a contratação de recursos ou representantes de vendas trazem custos em uma unidade que ainda não tem a receita proveniente dessas vendas. Esse normalmente é o maior impeditivo para o crescimento por esse caminho.

Uma solução é criar testes de abordagem do seu produto, com o máximo de automação e inteligência de copy e abordagem para validar hipóteses antes de investir mais pesado num roll-out.

Você tem estrutura para atender o compromisso de alto volume e baixo custo?

O crescimento por meio uma solução de alto volume com preço baixo, exemplo comum em empresas de Software as a Service, é uma estratégia de growth importante para momento de aceleração, mas exige pensar um processo que dê suporte para ser viável financeiramente.

É importante ter bastante claro quais recursos – time, ferramentas, dados – à disposição para fazer essa aceleração e, principalmente, com KPIS da operação muito definidos, como custos por tráfego, por conversão, investigar se existem custos ocultos.

Esse tipo de estratégia é bastante sensível a custos, já que as margens tendem a ser mais apertadas, então, ter um plano com KPIs bem estruturados e executar sobre ele e com formas de mensuração bem estabelecidas é fundamental.

O CRESCIMENTO QUANDO ACONTECE É MÁGICO.

Para chegar no Crescimento Contínuo, o processo de busca e observação tem que ser contínuo.

É possível buscar evolução do negócio por meio de estratégias que não estão longe do seu core business atual, mas exige um olhar criativo, ainda não imaginado e um apoio que pode estar fora da sua empresa.

E aí que nossa experiência e metodologia já validada por dezenas de clientes em 15 setores e 05 países pode ajudar você, a enxergar as oportunidades e concretizá-las para atingir esse crescimento.


Junte-se a nós nesta jornada de crescimento!

Agende uma conversa conosco e vamos fazer um diagnóstico do seu processo de vendas.


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